Tipos de Papel

O tipo de papel do seu impresso faz toda a diferença para o resultado final do trabalho. Conheça alguns dos papéis mais utilizados no mercado gráfico e suas principais aplicações:

Offset: o mais comum utilizado pelas gráficas. Totalmente branco, altamente resistente contra umidade e absorve mais tinta que outros papéis já que não apresenta nenhum revestimento. Pode ser encontrado em papéis timbrados, cartazes, envelopes, folhetos, miolo de agendas e livros, entre outros. 

Couché: é bastante liso e apresenta uma camada de revestimento gessado o que proporciona trabalhos gráficos com maior fidelidade de cores. Possui as opções fosco e brilho e tem ótimo custo benefício. É muito utilizado em catálogos, revistas, capas, folhetos, folders, entre outros.

Offwhite: papel desenvolvido especialmente para o mercado editorial, possui um tom amarelado, não cansa os olhos e deixa a leitura mais agradável. Está sendo muito utilizado nos miolos de livros devido as suas vantagens para os leitores. 

Supremo: muito resistente devido a sua alta gramatura. Possui textura lisa em um dos lados e poroso no outro, sendo possível escrever neste último. Indicado para impressões de alta qualidade e acabamento. É bastante utilizado para fabricação de capas de livros, marcadores de página, embalagens e convites.

Reciclato: é feito a partir de restos de offset e apresenta uma alta resistência. Utilizado, principalmente, em cartões de visitas, bloco de notas e papéis timbrados por empresas que querem transmitir a ideia de sustentabilidade e valores ecológicos. 

Aqui na Gráfica Pallotti, os tipos de papel mais utilizados são: offset, couché, offwhite e supremo. 

Dica! Durante a edição do seu impresso, entre em contato com a gráfica para saber a disponibilidade dos tipos de papel a fim de agilizar o processo e encontrar a melhor solução para seu trabalho.

 

LEIA TAMBÉM: