Na largura e altura da 1ª e 4ª capas deve-se deixar um “seixo” (margem das capas duras que ficam maiores que o miolo do livro) de 3mm a mais que o formato do miolo (de cada lado). Exemplo: o miolo mede 140X210, na Capa Dura as medidas serão: 146X216mm. Não esquecendo do sangramento da capa aberta, que deve ser de 20mm para todos os lados.
O padrão do sangramento e do “seixo” é o mesmo da Capa Dura para um livro costurado, porém as capas devem ser separadas por um espaço de 30mm, para ser feito o refile da lateral onde vai o espiralou wire-o.
No layout se delimita com um chapado preto 100%, a área no qual vai ser aplicado, não podendo conter retículas.
O caso é o mesmo, apenas é preciso que o layout tenha um contorno de 0,5mm para que a área do relevo fique um pouco maior que o verniz, caso seja aplicado no mesmo lugar.
A mesma regra anterior se aplica, porém, no local onde o hot irá ser aplicado, deverá conter somente o fundo da arte, pois, se o elemento continuar aparecendo quando o hot for aplicado por cima, poderá haver desacerto.
Lembrete: é recomendável, que os arquivos de Verniz, Relevo e Hoststamping contenham apenas layouts vetorizados, em vez de imagens.
É importante representar o que será “corte” por uma linha contínua e o que será “vinco”, por uma linha pontilhada.
Livros
Revistas
Catálogos
Informativos
Apostilas