
ENCADERNAÇÕES

PAPÉIS

TAMANHOS

CORES

ACABAMENTOS ESPECIAIS

TIPOS DE CAPA
ENCADERNAÇÃO
por qual optar?Na Pallotti dispomos de diversos métodos e tipos de encadernação aplicados em livros, revistas, apostilas e catálogos com o intuito de unir as suas páginas e facilitar o manuseio, além de tornar o material mais atrativo aos consumidores. Confira os mais usados:

Também chamado de método canoa, consiste em unir capa e miolo por dois grampos(geralmente) na lateral. Indicado para revistas ou livros com menor quantidade de páginas e com papéis de gramatura baixa.

Aplicado especialmente em lombadas quadradas, PUR é uma cola de encadernação versátil e durável. Comum para materiais como livros, revistas, periódicos - utilizado em capas moles(brochuras), com custo menor que costurado.

Neste método, os cadernos são unidos por uma costura que garante resistência, durabilidade e um acabamento mais nobre para materiais tanto capa dura quanto brochura.

Permite que os livros fiquem planos quando abertos e dobrem as páginas ao redor do verso. São feitos furos nas folhas e na capa, passando o esprial de plástico por eles. Por ser um material mais econômico, é muito utilizado para apostilas e materiais didáticos.

Apontada como uma evolução do tradicional espiral. É um arame metálico, mais robusto e sofisticado. É muito comum seu uso em cadernos e calendários.
PAPÉIS
por qual optar?
De textura lisa e grande opacidade, este papel é o mais usado no mercado de livros. Isso ocorre por ter um custo baixo e por possuir extensa variedade de gramaturas, costumamos utilizar de 56g/m² a 240g/m².

Possui coloração levemente amarelada, não refletindo tanto a luz, o que possibilita maior conforto visual.

É um papel super resistente e revestido com substâncias minerais que conferem cores mais vivas e melhor definição ao impresso. O Papel couché pode ser fosco ou brilhante.

Cartão ou couché de gramaturas altas(170,250,300,350g/m²) possuem revestimento que lhes conferem ótima printabilidade e resistência, podendo receber laminação, vernizes, relevo e outros acabamentos.
TAMANHOS E FORMATOS
mais comunsAqui, temos uma relação de alguns formatos mais utilizados para projetar seu livro, levando em conta um melhor aproveitamento da folha de papel:
- 100 x 150 mm
- 107 x 178 mm
- 140 x 210 mm
- 160 x 230 mm
- 170 x 240 mm
- 210 x 280 mm
- 200 x 200 mm

Estes são os formatos mais usados e sugeridos pelo mercado para ter um melhor custo-benefício e aproveitamento do papel, mas nada impede de ser desenvolvido um projeto com formatos diferentes.
NÚMERO DE CORES
colorido ou preto e branco?Na indústria gráfica utiliza-se o sistema CMYK para impressão - corresponde às iniciais das cores Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto), cores básicas que impressas em pontos (retículas) em diferentes angulações causam uma ilusão de ótica nos fazendo enxergar uma vasta gama de cores.

No caso de uma revista, catálogo de produtos ou livro recheado de fotos coloridas, o impresso precisa ser em 4 cores. Ou seja: ele utiliza as quatro cores CMYK, em diferentes gradações, para formar toda a gama de cores que enxergamos impressas - impressos coloridos.

O miolo de um livro, por exemplo, que não tem fotos ou figuras, mas apenas texto, pode ser impresso em uma cor - normalmente, o preto. É possivel também imprimir imagens com 1 cor e ela ficará com gradações de tonalidades (imagem ou foto preto e branco)..

Cores especiais ou Pantone são cores únicas, que não é resultante da mistura das cores CMYK. Elas são utilizadas quando se quer um tom exclusivo e específico. Também podem ser metalizadas ou fluorescentes. Normalmente escolhidas numa tabela de cores universal, a tabela Pantone, onde cada cor tem o seu número específico.
Quando nos referimos a uma peça gráfica 4x4 cores, por exemplo, estamos dizendo que ela é impressa em 4 cores na frente e 4 cores nos verso. Dizer que o impresso é 1x0 significa que há impressão em 1 cor na frente e não há nada a impresso no verso, assim como, 4x0 quer dizer impresso colorido na frente sem impressão no verso.
ACAMENTOS ESPECIAIS
para tornar seu projeto ainda mais bonito
Reveste o impresso com camada de material plástico muito fino e transparente aplicado geralmente em capas de livros, catálogos e revistas. Evita o desgaste e o desbotamento, além de criar uma maior resistência aos líquidos.
- Laminação Brilho confere maior vivacidade às cores e reflete a luz.
- Laminação Fosca traz um acabamento opaco ao impresso.
- Laminação Soft touch deixa o material com textura aveludada e macia ao toque, muito usado em combinação com verniz localizado e hot stamping.

O verniz brilho localizado em combinaçlão com laminação fosca ou soft touch proporciona grande contraste e beleza. Há também as variações de verniz texturizado e verniz relevo..

É bastante utilizado para dar requinte ao material impresso, pois proporciona um efeito metálico intenso. Normalmente, eles são dourados e prateados, porém, há uma gama grande de cores.

A estampa em baixo ou alto relevo é obtida ao criar área elevada ou rebaixada na capa de um livro, através do uso de clichê e pressão. Proporciona um efeito requintado ao impresso.

Proporciona ao produto um formato diferenciado, ideal para materiais gráficos que precisam se destacar entre os demais com exclusividade e personalidade. Normalmente utilizado na capa ou em algum detalhe do miolo do livro.
TIPOS DE CAPA
por qual optar?Mais econômicos, os livros de capa brochura (capa mole) tem como principais vantagens o fato de serem mais leves, mais fáceis de manusear e mais econômicos. Imponentes, elegantes e duráveis as capas duras são produzidas com papelão de alta gramatura revestido por fora por um papel couché, resultando em maior firmeza e proteção para o miolo.

Imponentes, elegantes e duráveis as capas duras são produzidas com papelão de alta gramatura revestido por fora por um papel couché, resultando em maior firmeza e proteção para o miolo. Garantem uma qualidade estética superior, além de possibilitarem uma maior personalização de acabamentos. Se diferenciam no quesito de preservação, sendo amplamente utilizadas em livros infantis, anuários, títulos comemorativos e outros títulos mais requintados. Nossos livros de capa dura são todos costurados, o que garante maior durabilidade.

Mais econômicos, os livros de capa brochura (capa mole) podem ter diferentes formas de encadernação: grampo, cola, costura, espiral ou wire-o. As vantagens principais são o fato de serem mais leves, mais fáceis de manusear e mais econômicos.
A capa mole permite que o livro possua orelhas laterais, além de possibilitar a aplicação de diversos acabamentos especiais como: plastificação brilho ou fosca, verniz localizado, alto ou baixo relevo, hotstamping, corte especial, entre outros.