Dicas de Pré-Impressão
Manuais de fechamento de arquivos
- Indesign
Para se obter melhores resultados na impressão e acabamentos, vale observar as seguintes dicas no preparo dos seus arquivos:
● Os programas indicados para trabalhar o layout dos impressos são o CorelDraw e InDesign;
● O formato de arquivo comumente enviado é o PDF (PDF/X-1a), mas caso seja necessário enviar o arquivo original (aberto), será preciso gerar um pacote de impressão, que é uma pasta contendo as imagens, ilustrações e fontes utilizadas. No caso do pdf, observe alguns critérios importantes:
- → Sangramento (margem para fora da linha de corte) de 3 a 5mm;
- → Dentro da página de trabalho, todos os elementos, caixas de texto, etc., devem respeitar uma margem para dentro da linha de corte de 5 mm, no mínimo (essa informação se refere a impressões simples, como capas, folhetos, folders, cartões de visita, etc.). No caso do miolo de um livro, a margem deve ser maior, principalmente se tiver muitas páginas e isso vale para nº de páginas, notas de rodapé, cabeçalhos, etc.
- → Textos em preto não devem estar nos 4 canais de cores. Somente preto 100%;
- → As imagens devem ter 300 dpi (dots per inches) que equivale a ppi (pixels por polegada);
- → Como item básico, é importante conhecer o sistema de impressão Off-set que se baseia em 4 canais de cores: Ciano, Magenta, Amarelo e Preto (CMYK). Portanto, não é recomendável utilizar em seu trabalho imagens em RGB e, sim, em CMYK. Saiba mais sobre estes padrões de cores aqui.
- → As imagens que serão em preto e branco, devem estar em Grayscale (escala de cinza).